terça-feira, 13 de maio de 2008

Faz hoje 1 mês ....








Faz hoje 1 mês que eu, a Alexa e a nossa amiga F entrámos no Canil/Gatil da CML para reservar estes seis gatos.

O Gui, a Mariana e o Gil (que estão comigo) já não parecem os mesmos: engordaram, estão muito brincalhões e aos poucos vão ganhando confiança no ser humano que deseja o melhor para eles.

A Mariana ainda está tímida, apesar de já se verem alguns progressos: já faz companhia aos manos, já vem pedir comer, quando nos primeiros dias se mantinha afastada, e fica a olhar-me quando me vê afastar.

Estes três gatos nascidos na rua, sem nunca terem conhecido qualquer conforto (muito pelo contrário!), que durante um ano passaram muita fome, facilmente descobriram para que servia um WC com areão, uma cama e muitos brinquedos….


Para ti, F, que “esqueceste” a tua doença pelo verdadeiro amor aos animais, o meu MUITO OBRIGADA. Desejo que possas servir de exemplo a muitas outras pessoas que só olham para o seu próprio umbigo….

Se cada um de nós, a título individual, entrasse no Canil/Gatil para adoptar um cão, um gato….

Se cada um de nós passasse palavra sobre as condições vividas por aqueles animais…. para isso muitos teriam que fazer o mesmo que a F…

Se cada um de nós ficasse feliz por apagar as marcas de tristeza e apatia daqueles cães/gatos…. a diferença começava a fazer-se.

Se estivermos à espera que as Associações façam alguma coisa pela melhoria do Canil/Gatil da CML bem podemos “esperar sentados”. Têm-se limitado a tirar de lá animais e são as maiores!!!

É de louvar todos os voluntários de Associações/Canis onde as condições dizem ser bem melhores que as da CML, mas é no Cani/Gatil da CML que são precisos voluntários para dar amor e divulgar aqueles animais. A SOS Animal limita-se a levar para as campanhas os mais bonitos!

Temos o direito de exigir um Canil/Gatil em condições, mas temos também o dever de tentar proporcionar àqueles animais muito mais do que aquilo que os espera: A MORTE.

Eu penso assim! Talvez esteja a ser utópica….

Para os que contribuiram para que estes animais fossem para a CML, só posso dizer uma coisa: é na Terra que se paga todo o mal que se faz.

Quem sabe se já não estará a acontecer?




1 comentário:

Alexa disse...

Um desabafo muito importante, Cecília, depois de 1 mês passado sobre toda esta história...
Um desabafo duro, mas importante, porque todos nós somos cúmplices do que se passa, ao fecharmos os olhos àquilo que sabemos que nos irá fazer sofrer, à visão das atrocidades que nos poderão pesar cá dentro…
E é preciso, sobretudo, que cada um de nós se mentalize e tenha conhecimento da forma como os animais são tratados neste país e tente fazer algo (no pouco que está ao seu alcance) para ajudar a mudar esta situação... agindo de facto.

Quanto aos 6 gatinhos dos quintais e 2 ninhadas de filhotes... o que importa, actualmente, é que estão cada vez melhores!!!
Agora só falta mesmo encontrarem donos 5 estrelas, de confiança e responsáveis!