sábado, 26 de abril de 2008

Mais uma morte...




O bebé "pendura" pretinho faleceu esta madrugada.
Às 02h00, quando fui à maternidade improvisada, para lhe dar biberon, encontrei-o inerte, com aquela expressão horrível (a que, tragicamente, já tive que me habituar) no pequenino rosto.
A Aiko tinha uma das suas patas dianteiras por cima dele, como se o estivesse a tentar aquecer.

Às 00h00, tive-o, pela última vez ao colo, quando lhe dei biberon sentada no sofá, com a Yoko ao meu lado.

Já não aguento mais mortes!...






A ninhada da Saki fez hoje 1 semana de vida.
Dos 4 filhotes a quem tive que cortar o cordão umbilical, apenas 3 sobreviveram: 1 preto, 1 cinza/branco e 1 tigrado/branco.







Rita
(fotografia de CCarril)



O que mais me impressiona nestes animais, apesar de já estarem bem mais calminhos, é o olhar triste que todos eles possuêm...
Já antes, quando os via nos quintais, pensava o mesmo... mas agora, essa tristeza no olhar acentuou-se ainda mais... como se as condições de manutenção em cativeiro no Canil/Gatil os tivessem deixado assim traumatizados.

A partir de hoje, a Cecília junta-se a mim neste blog, para falar mais em particular dos 3 gatinhos dos quintais que estão com ela: o Gui, a Rita e a Mariana + do "pendura" Fofinho.





(fotografia de CCarril)



O Fofinho, gatinho do parque de estacionamento, foi esta manhã castrado.
Tem cerca de 8 meses, segundo o Vet. É super brincalhão, hiper meigo... e encontra-se para adopção.






4 comentários:

Anónimo disse...

Querida Alexa, imagino como te deves sentir. Não é nada facil tratar de tantos bébes e respectivas mamãs. Quero-te dizer que apesar do esforço gigantesco e a coragem com que te dedicaste a essa tarefa,teria sido muito dificil que todos os bébes sobrevivessem. Tu estás a fazer um trabalho espectacular, mas ter assim tantas ninhadas ao teu cuidado e ainda por cima de mamãs que são de rua com problemas de saúde e se calhar alguma carencia nutritiva, é quase inevitavel alguns dos bébes não sobreviverem. Aliás se eles estivessem na rua provavelmente sobreviveriam ainda menos. Pensa nisso.
Não te deixes ir abaixo. Estás a fazer um trabalho impecável, muito dificil e doloroso, mas com uma coragem... Nem todas as pessoas se dispunham a fazê-lo, e mesmo que o tentassem fazer conheço muito poucas que o conseguissem fazer com esse empenho que tu estás a fazer. Por isso FORÇA.

Um bjinho

Dora

Rodrigues disse...

Alexa, estás a ter uma dedicação e um trabalho incríveis! Não te sintas culpada! Já pensaste que se eles não estivessem numa casa provavelmente já estariam quase todos mortos?

Vá... força! ;)

..

Adorei ver como, no vídeo, elas se dispoem de maneira a manter os filhotes dentro de um círculo... :)

Alexa disse...

Dora: tens razão, Amiga!
Obrigada pelas tuas palavras de reconforto!

Ainda por cima, para além de terem vindo da rua, com carências alimentares, estas gatinhas conseguiram resistir a 8 dias no Canil/Gatil de Lisboa, o que é mesmo de louvar, pobres animais!

O que me conforta mesmo é saber que, precisamente, os 5 filhotes da Aika (nascidos dentro do Canil) têm resistido com uma força incrível e já estão uns matulões, quase a abrir os olhos.

Bjs

Alexa disse...

Rodrigues: de facto, se não estivessem numa casa, já tinham morrido todos no Canil a semana passada, sem que ninguém (mesmo a pessoa que, supostamente, os alimentava) tivesse mexido uma palha por eles!!!

As posições delas são giríssimas, tens razão!
Havias de ter visto como a Aiko ensinou a Saki a ter os filhotes :)
Pena não ter dado para filmar!