terça-feira, 29 de abril de 2008

Mariana





A gatinha preta com olhos amarelo/esverdeado, um pouco maior que o Gui, muito introvertida, assustada e triste.
Foi a que me preocupou mais: durante vários dias manteve-se neste sítio. Se lhe tentava tocar escondia-se.... enquanto o Gui e a Rita iam logo comer, a Mariana mantinha-se indiferente... descobri que só comia à noite.
Com o passar dos dias foi acalmando, passou a dormir com os manos, e um dia quando pensava estar a fazer festinhas ao Gui, olhei para os olhitos curiosos que me fitavam e.... era a Mariana!
Ontem à tarde tive uma grande surpresa: tinha abandonado o seu esconderijo e estava calmamente deitada na cama perto da janela, onde batia o sol.
Veio comer com os manos e ficou muito tempo a observar as traquinices do pendura Fofinho, que do lado de dentro tentava brincar com ela. O Fofinho andava louco com um fio e a Mariana não parava de o observar. Hoje deixei ficar outro fio na varanda, pode ser que se entusiasme.


9 comentários:

Alexa disse...

Para além do susto de ser apanhada numa armadilha minúscula (que lhes fere os focinhos ao tentarem sair) e do que deve ter passado no Canil/Gatil, a pobre Mariana perdeu os seus 4 filhotes... um morreu ainda dentro do Canil, sobre os outros já falámos aqui:
http://setegatosquintais.blogspot.com/2008/04/um-dia-de-emoes-flor-da-pele.html

Ainda bem que os progressos desta menina estão a ser bem evidentes!

Anónimo disse...

a gatita q está la em casa tb só come à noite e gosta de estar escondida debaixo das mantinhas qdo nos vê...parece q tb tinha sido mãmã há pouco tempo...

se elas soubessem que só queriamos lhes dar um pouco de mimo...

Cecilia disse...

rutinha, a tua gatita também irá perceber que só lhe queres fazer bem, vais ver.
A Mariana, além do seu olhar muito triste, parecia que nem sequer me via... olhava no vazio, como que resignada.

Alexa disse...

Esse "olhar no vazio, como que resignados" é o olhar que todos os animais lá têm dentro do Canil/Gatil...
Como dizia uma amiga minha, que nos ajudou a retirar estes animais de lá, parece que acabam por aceitar a morte certa e resignarem-se, já sem darem luta.

O Garfield, por exemplo, o último gato a sair de lá (mas já nessa altura com dona), até me meteu dó... estava encolhido, deitado a um canto da cela, com um ar completamente alheado de tudo aquilo... e, quando lhe peguei ao colo para o retirar de lá, até parece que se fez mais pesado, como se já tivesse aceite que aquele era o seu destinho, a sua morte.

Faz mesmo muita impressão ver o estado a que os animais são reduzidos em cativeiro, como o seu comportamento é completamente aniquilado :(
Apesar de serem animais, não consigo deixar de comparar ao comportamento que os reclusos em campos de concentração, durante a 2ª guerra mundial, deveriam ter.

Cecilia disse...

A primeira vez que o vi, o Garfield mantinha-se afastado dos seus 4 companheiros de jaula, completamente apático.
Quando fui buscar a primeira gatinha, já os bébés tinham nascido e o Garfield estava todo encostadinho aos outros, olhou para mim e miou.
Na sexta-feira, já com a última menina comigo, fui vê-lo: sozinho, falei com ele mas nem levantou a cabeça.

Obrigada, Mariana por teres feito este menino feliz!

Anónimo disse...

O Garfield, segundo a dona babada, já parece outro!!! Já brinca, e só quer companhia!! Está a fazer as delicias da familia inteira que faz romarias a casa da dona só para ver o novo elemento!!!

rutinha disse...

meninas, agora percebo esse comportamento da gatita q lá tenho, de olhar no vazio...
dá dó, o marley nunca foi assim, o primeiro dia la em casa adormeceu na barriga do C. e andava sp atrás de nós pela casa a miar pq queria mimos!

Alexa disse...

Sónia: muito obrigada pelas óptimas notícias quanto ao Garfield!
Não imaginas como fico feliz por ele ter encontrado uma dona como a Mariana!
Está visto que, normalmente, os "filhos únicos" (gatos) fazem as delícias e mimos de toda a família ;)
Bjs

Alexa disse...

Rutinha: tens razão, amiga... dá mesmo dó de ver quando eles têm essas estranhas reacções meio apáticas/traumatizados.
No início, quando olhava para estas gatas que estão comigo, até me dava vontade de chorar, tal o seu olhar é triste :(
Mas a coisa há de se compôr, com muita paz, sossego e descanso... e estes meninos todos hão de ficar como novos!