terça-feira, 29 de abril de 2008

2 semanas



Os 5 filhotes da Aiko fazem hoje 2 semanas (nasceram dentro do Canil/Gatil Municipal de Lisboa e, como que por milagre, conseguiram todos sobreviver)!...

Ao vivo e a cores, as respectivas apresentações (apesar de eles ainda serem muito pequerruchinhos para percebermos exactamente como irão ficar, e de a máquina fotográfica ser "substituta"):



1)- O "laranjinha" (como o pai), a quem alguém já apelidou de Simba... apesar de não podermos nomear os mais pequenos, quando não criamos laços afectivos e é muito mais difícil vê-los partir.




2)- O "cinza/branco" de belo focinho cinzento.



3)- O que parecia todo cinzento... e, afinal, também é branco e tem ar de bonequinho de peluche.



4)- A tigrada/tartaruga, escondendo os seus belos olhos de chinesinha.



5)- A tartaruguinha cheia de personalidade, que dá grandes sovas nos irmãos e primos, para conseguir ser a primeira a comer.




Uma família sempre muito unida!

É impressionante o que estas 2 gatas têm feito por estes filhotes.
Vinham completamente esquelécticas e desidratadas (como ainda dá para ver na última foto, apesar de já se andarem a alimentar muito melhor), mas só comem quando vêem que os seus filhotes estão a dormir.
Depois aninham-se juntas, normalmente em círculo, e dão-lhes de mamar. Quando alguma está mais cansada, a outra chega, encosta-se a ela e dá a sua barriga aos filhos de ambas.

Já lhes ganhei a confiança e deixam-me fazer festas aos filhose e a elas próprias, varrer a maternidade e mudar o areão sem me bufarem ou o que quer que seja.
Mas, apenas ontem, pela primeira vez, me deixaram retirar cada um dos seus bebés e mudar a manta em que se tinham instalado (que já estava bem suja de areão).




Muito teria o Homem que aprender com os animais, se estes falassem... ou se o próprio Homem prestasse mais atenção aos seus comportamentos!




2 comentários:

Luazinha disse...

São tão lindos...
Parabens pelo cantinho... vou divulga-lo!!
Kiss

Alexa disse...

Muito obrigada pela ajuda na divulgação, Luazinha!
Estes pequerruchos precisam mesmo de encontrar donos conscientes e 5 estrelas!
Bjs